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O que é a Big Data?

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Saiba o que é a Big Data e como esta se revela decisiva para compreender os comportamentos do cliente e tomar decisões mais acertadas.

O que é a Big Data?

O que é a Big Data?

A Big Data é conhecida como um grande conjunto de dados, em diferentes formatos e com origem em diversas fontes. Normalmente relacionam-se com os consumidores e são capazes de contribuir para um maior conhecimento sobre os seus comportamentos e hábitos de compra.

Pode traduzir-se em informações sobre a sua idade, localização, preferências ou interesses, por exemplo. Depois de estruturadas e analisadas, revelam-se fundamentais para dirigir ações de venda mais acertadas e tomar decisões de negócio mais eficazes.

Assim, a sua importância não reside só na enorme quantidade de dados que podem ser recolhidos. É a forma como estes são combinados que se vai revelar essencial para a obtenção informação útil. 

A sua recolha pode ser feita por computadores que possuem a velocidade de processamento que um grande conjunto de informações requer. Mas também é possível através de um computador comum, como o caso dos dados fornecidos pelo Facebook ou o Google Analytics. Estes são exemplos de Big Data e garantem assim um conjunto de estatísticas essenciais para determinar o público-alvo de um negócio.

Os V’s da Big Data

Os especialistas entendem que o termo Big Data engloba 5 conceitos diferentes conhecidos pelos 5 V’s que a seguir apresentamos:

Volume: Como foi referido acima, a Big Data compreende um grande volume de dados, como por exemplo, o número de pessoas que adquiriu um produto num determinado período, ou os produtos mais comprados pela sua empresa no último semestre.

Variedade: Para além do grande volume de dados, a Big Data é obtida a partir de diferentes fontes. Quanto mais variada a sua proveniência, mais elementos terá ao seu dispor para tomar decisões de negócio acertadas.

Velocidade: Um enorme volume de informação, proveniente de diversas fontes, implica que a sua análise seja feita por máquinas com grande velocidade de processamento. Caso contrário, corre o risco de perder o seu propósito no tempo.

Veracidade: O conjunto de dados recolhido é verdadeiro? As fontes são confiáveis? Procure obter informação credível, caso contrário, as ações de venda e marketing não serão capazes de cumprir com os seus objetivos.

Valor: A informação obtida tem valor para as ações de venda que pretende efetuar? É essencial que os dados sejam valiosos, de forma a que o tempo despendido na sua recolha tenha valido a pena.

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