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Mercados e segmentos de mercado: Veja se consegue definir o seu!

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Veja aqui um conjunto de noções para a compreensão da relação da empresa com esta entidade abstrata.

Mercados e segmentos de mercado

A palavra mercado é utilizada, geralmente, para designar uma entidade abstrata para a qual as empresas trabalham e onde colocam a sua produção, seja ela de produtos ou serviços, podendo ser basicamente definido como a frequência de utilização de um determinado produto ou serviço. É através da análise dos dados que esta entidade proporciona que os empreendedores e gestores formatam a sua atividade por forma a obterem o maior retorno possível dos seus trabalhos/investimentos. No entanto, a análise de mercado pode ser ajudada pela compreensão de alguns conceitos que tentaremos abordar de seguida.

Começamos por apresentar uma noção lata de mercado, o mercado potencial, que se pode definir como um conjunto de necessidades que poderiam ser satisfeitas por um produto ou um determinado serviço se não existissem condicionantes à compra. O mercado potencial é um conjunto das compras que podem vir a acontecer, sob determinadas condições, a não ser que o comprador recorra a produtos/serviços concorrentes que satisfaçam de forma similar as necessidades verificadas.

Para contrapor ao mercado potencial, podemos definir o mercado atual como o conjunto de necessidades que são atualmente satisfeitas por um tipo de produto, apresentando uma noção mais restritiva que o mercado potencial. 

Numa visão ainda mais restritiva que o mercado atual, pode ser definido o segmento de mercado. O segmento de mercado é a relação existente entre as vendas da empresa e as vendas totais de produtos que correspondem à mesma necessidade, este conceito pode ser muito útil se o cálculo for elaborado com regularidade, já que evidencia a evolução das vendas e a posição relativa face à concorrência.

O cálculo da percentagem de mercado servida pela empresa requer um conhecimento prévio dos valores totais respeitantes ao setor, valor que poderá ser obtido junto dos organismos oficiais de estatísticas e outros como é o caso dos Quadros Setoriais do Banco de Portugal.

A segmentação de mercado pode ser operada com base num conjunto de critérios que vai diminuindo o mercado total até aparecer o cliente tipo dos produtos e serviços comercializados.

Os principais critérios de segmentação são:

  • Critérios geográficos - são critérios que dizem respeito a um determinado espaço geográfico. São exemplos de critérios geográficos: países, regiões, distritos, concelhos, freguesias, aldeias, etc.;
  • Critérios demográficos - são critérios baseados em várias formas de organização social. Têm como exemplos, a idade, o sexo, o tamanho da família, o nível de rendimento, a profissão, o nível de educação, a religião, etc.;
  • Critérios psicográficos - este tipo de critérios relacionam-se com os aspetos subjetivos de cada indivíduo. São exemplos a personalidade, a atitude, os valores pessoais, o estilo de vida, etc.;
  • Critérios comportamentais - Estes critérios dizem respeito ao que os clientes ou potenciais clientes esperam obter de um determinado produto ou serviço. São exemplos destes critérios os benefícios procurados, a lealdade para uma determinada marca ou produto assim como as ocasiões de consumo como é o caso do Natal, de festivais de Verão ou de festas de fim de curso.

Quanto melhor conhecer o seu mercado, melhor vai poder formatar a sua oferta comercial para ele sempre com o objetivo de melhor escoamento dos produtos e serviços disponibilizados.

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