Blog do Moloni

Estive em contacto com um caso de COVID-19. E agora?

Atualizado a

Num cenário de incerteza quanto a informação verdadeira, conheça os passos definidos internacionalmente para seguir em caso de contacto com a pandemia.

A incerteza face à pandemia de COVID-19 é terreno fértil de oportunidades para quem, pelas mais diversas razões, tenta espalhar medos infundados e pânico tendentes ao caos social. A melhor forma de conter os efeitos nefastos desta atividade é procurar fontes de informação de qualidade, de organizações oficiais, ou que sejam facilmente comprováveis através do cruzamento de informações ou por consulta direta. 

Com o objetivo de preparação para um possível contacto com um caso de Coronavírus o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desenvolveu e publicou um algoritmo para a gestão de contactos com casos prováveis ou confirmados do vírus pandémico, mostrando as principais ações a serem tomadas.

O algoritmo é o apresentado na imagem.

A implementação deste algoritmo poderá sofrer alterações pelas Autoridades de Saúde Públicas dependendo da avaliação de risco de casos individuais e dos seus contactos. Ainda que de reconhecida utilidade, este algoritmo e as ações nele previstas não deverão substituir as práticas individuais transversais para a contenção e mitigação dos efeitos da doença, como a higienização frequente das mãos e a prática de etiqueta respiratória continuadas no tempo.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!