Blog do Moloni

Confirming - Conheça mais esta operação de gestão de tesouraria

Atualizado a

A gestão da tesouraria é muito importante ao lidar com as disponibilidades da empresa. Conheça o confirming e a ajuda que este serviço lhe pode dar.

Imagem Blog Confirming

Os serviços de confirming são procedimentos de gestão de tesouraria que podem auxiliar o empresário a gerir os seus fluxos de caixa e a cumprir antecipadamente ou atempadamente as obrigações financeiras relacionadas com a aquisição de bens e serviços. À semelhança do factoring, o confirming é realizado também por prestadores de serviços financeiros que avaliam casuisticamente as formas de desenvolvimento do processo atendendo a variáveis como os prazos de pagamento, as necessidades de tesouraria da empresa face aos compromissos assumidos etc..

Os intervenientes do processo de confirming são:

  • A empresa contratante - é a empresa que contrata o serviço e transmite as ordens de pagamento;
  • O prestador de serviços financeiros - faz os avisos de pagamento aos fornecedores e fica responsável liquidação das ordens de pagamento nas datas acordadas;
  • Fornecedor - Entidade vendedora de bens ou prestadora de serviços que recebe as notificações dos pagamentos tendo mesmo a possibilidade de receber antecipadamente, mediante condições e procedimentos comunicados previamente pelo prestador de serviços financeiros.

As empresas contratantes do serviços de confirming obtêm um conjunto de vantagens,  de que destacamos:

  • Redução dos custos administrativos inerentes à realização de pagamentos a fornecedores;
  • Aumento da capacidade negocial com fornecedores, já que as operações de venda, ao terem esta garantia associada permite o acordo de valores mais baixos ou de descontos financeiros significativos;
  • Otimização da gestão das disponibilidades de fluxo financeiro, permitindo melhores decisões de planificação;

Os fornecedores destas empresas também passam a dispôr de um conjunto de vantagens, de que destacamos:

  • Redução dos custos administrativos relacionados com operações de cobrança a clientes;
  • Garantia de recebimento prestada por uma entidade externa à entidade cliente;
  • Disponibilização prévia de valores, o que contribui para uma melhoria dos fluxos financeiros

Os contratos de confirming são geralmente celebrados por períodos de tempo limitados e, após a sua formalização e aceitação por parte do operador de serviços financeiros a empresa fica autorizada a utilizar os valores associados ao confirming como limite de crédito para apresentação das respetivas instruções de pagamento. Apesar de não constituir um produto de crédito, a definição de um limite é necessária para adiantamento que sejam processados sem recurso, ou seja, em que o prestador de serviços financeiros fica responsável pelo montante adiantado.

Os procedimentos de confirming assumem um papel inverso aos procedimentos de factoring, já que estes se destinam à gestão de pagamentos a clientes e aqueles se destinam ao processamento de pagamentos a fornecedores.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!