Blog do Moloni

Como regressar ao trabalho de forma segura

Atualizado a

Em época de desconfinamento, conheça algumas recomendações que a sua empresa deve adotar de forma a tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Como regressar ao trabalho de forma segura

Com o desconfinamento em marcha, muitas empresas voltam à sua normalidade. No entanto existem alguns cuidados a ter em conta para tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

As medidas são já conhecidas: evitar tocar em superfícies ou objetos como maçanetas e interruptores, distanciamento social ou etiqueta respiratória, são algumas delas. No entanto, existem outras precauções necessárias para reduzir o risco de contágio.

Conheça algumas recomendações que deve adotar na sua empresa para tornar o local de trabalho mais seguro:

Organização dos espaços comuns

Para conter uma possível propagação do vírus, é fundamental evitar o uso de áreas coletivas. Desta forma, é provável que a disposição dos elementos no local de trabalho tenha de ser alterada. Num escritório, as secretárias poderão ser afastadas de forma a criar uma distância de segurança. Não sendo possível, a barreiras de acrílico são outra opção.

Elevadores

O acesso a elevadores nesta fase acaba por não ser uma boa ideia. Contudo, na falta de alternativas, a sua utilização deve ser feita com o menor número de pessoas possível e com a colocação de máscara. Considere também definir novos locais para a entrada e saída de pessoas.

Higienização

É importante arejar espaços de trabalho, com janelas e portas abertas para a rua por exemplo. Mas não é só a ventilação das áreas que deve ser considerada. A sua limpeza e higienização deve ser feita com mais frequência, com especial atenção para as áreas comuns e ferramentas de trabalho como teclados ou ratos.

Objetos de trabalho

Sempre que possível, ratos e teclados devem ser de uso individual e tente não partilhar objetos como canetas, cadernos ou telemóveis. Tenha ainda especial atenção ao tocar em botões de máquinas, dinheiro ou objetos de clientes por exemplo. Como nem sempre é fácil evitar este contacto, é importante a colocação de dispensadores com desinfetante em sítios estratégicos.

Por outro lado, garanta que os colaboradores têm um rápido acesso a locais para a lavagem das mãos. A secagem também não pode ser desconsiderada, sendo que uma lixeira com pedal é uma ótima solução para não tocar em objetos ou superfícies.

Mantenha os colaboradores informados

Finalmente, para além destas recomendações, é essencial informar-se sobre as orientações específicas para o seu setor de negócio. Existem indicações obrigatórias sobre o uso de máscara de proteção, viseira ou luvas? Verifique quais os procedimentos ou equipamentos recomendados e informe os seus colaboradores das regras a seguir, contribuindo assim para reduzir o risco de transmissão. 

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!