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Como Escolher Serviços Bancários? Eis algumas pistas

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A escolha de um prestador de serviços bancários reveste-se de algumas particularidades. Deixamos aqui pistas na tentativa para lhe facilitar o processo.

Quando os empresários se encontram centrados na sua atividade e na performance e resultados das suas organizações, têm muitas vezes - sobretudo nas empresas de mais reduzida dimensão - dificuldade em fazer escolhas ponderadas e informadas quando se trata de comprar serviços bancários.

Estatísticas mostram mesmo que um empresário pode gastar mais tempo a escolher uma impressora a laser do que a escolher serviços bancários.

Ter os serviços bancários certos pode garantir ao empresário o melhor apoio na resolução de problemas de tesouraria, dificuldades de cobranças ou ter os serviços bancários corretamente dimensionados à sua atividade e estrutura de negócio. Escolher um banco cuja agência/ loja seja a mais próxima pode sem ser um fator determinante para o tipo de utilização que uma empresa digital faz dos serviços bancários.

Tal como noutros setores de atividade, a escolha de serviços bancários agregados em pacotes pode ser uma solução de interesse para empresários como é um caso dos serviços do Novo Banco para empresas em início de atividade que tem a possibilidade de utilização de um programa de faturação como o Moloni e outros serviços como o registo de domínios de internet.

Estas e outras ferramentas fazem mesmo a diferença entre começar a atividade com o pé direito ou começar com muito mais barreiras e obstáculos.

Aspetos a ter em conta antes de escolher um serviço

Assim, quer antes de escolher um serviço, quer na contratação, quer na utilização, há um conjunto de aspetos relevantes que deverão ser levados em conta:

Antes de Escolher um Serviço Bancário:

  • Identifique as suas necessidades financeiras;
  • Recolha informações sobre os serviços que considerar que melhor se adequam às necessidades identificadas no máximo de instituições bancárias que a sua agenda permitir;
  • Verifique se os serviços bancários se adequam às suas capacidades financeiras.

Ao celebrar um contrato:

  • Leia e compreenda os termos e as condições antes de assinar em documentos onde estejam claramente descritas todos os seus direitos e obrigações. Guarde estes documentos para referência futura;
  • Preste especial atenção a todas as comissões e encargos. Nos casos em que se aplique, utilize o indicador de preço total para comparar a totalidade dos custos;
  • Pense em segurança. Verifique sempre a identidade do prestador de serviços e, se aplicável, as suas credenciações junto das entidades para a prestação do serviços em causa.

Durante a utilização dos serviços:

  • Reclame se de alguma forma considerar que os direitos lhe estão a ser diminuídos ou recusados;
  • Caso haja diferendos, tente resolver diretamente com o prestador, por escrito;
  • Tendo obter auxílio junto das autoridades de supervisão nacional, no caso, o Banco de Portugal.
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