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Break Even Point - Quanto custa produzir o seu produto ou serviço?

Atualizado a

Análise à técnica de Break Even como forma de determinar a quantidade de produtos ou serviços prestados para que a empresa não tenha lucro nem prejuízo.

 

O desenvolvimento de uma atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços por entidades particulares têm como objetivo último a criação de mais valias que remunerem todos os envolvidos no processo produtivo, a distribuição de lucros que remunere os riscos do empreendedor/empresário e ainda a liquidação de impostos que contribua para o bem estar comum dos territórios político geográficos de implementação.

Para as remunerações e distribuições várias referidas no ponto anterior é necessário, entre outras coisas, que o preço dos produtos/serviços seja corretamente definido. Para isso, o empresário deverá determinar a estrutura de custos de produção e saber, com a maior exatidão possível a partir da determinação de custos fixos e custos variáveis quantas unidades de produtos que será necessário produzir ou horas de serviço será necessário prestar para os custos determinados ficarem cobertos e a partir de quantas unidades/horas se terá lucro.

O Break Even Point, ou, numa tradução livre para português, o Ponto de Equilíbrio é o estudo que determina onde o total de receitas é igual ao total dos gastos (despesas). A fórmula de cálculo é determinada pela divisão dos custos fixos totais associados à produção pelo retorno por unidade individual menos os custos variáveis dessa unidade. Os custos fixos referem-se àquelas que não mudam, dependendo do número de unidades vendidas, como a massa salarial de uma empresa, os custos com comunicações ou com a manutenção de instalações ou mesmo com a liquidação de alguns impostos.

O cálculo do Ponto de Equilíbrio assenta na determinação dos custos fixos de uma empresa e na margem de lucro bruta de cada transação. Por exemplo, vamos supor que uma empresa tem €1 milhão de custos e uma margem bruta por transação de 37%. Neste caso o Ponto de Equilíbrio é de €2,7 milhões que é o que a empresa terá que gerar em receita para cobrir os seus custos fixos e variáveis. Se a empresa tiver mais vendas, terá lucro, se tiver menos vendas, terá prejuízo.

Este é também uma forma de calcular o número de unidades que a empresa produzir ou de unidades de serviço que precisa de prestar para cobrir os custos fixos, ou seja, o ponto em que a empresa não terá lucro nem prejuízo. Para que tal aconteça é necessário calcular a margem de contribuição de cada produto, ou seja, o preço de venda do produto menos os custos variáveis. Por exemplo, se um artigo da empresa tem um preço de venda de €50 e custos variáveis de €10, a margem de contribuição é de €40. Dividindo os custos fixos pela margem de contribuição conseguirá determinar quantas unidades a empresa precisa de vender para não ter prejuízo.

A análise de ponto de equilíbrio ajuda os gestores a ver como poderiam reestruturar os seus processos produtivos e/ou cortar custos para obter os melhores resultados. Isso pode ajudar a empresa a tornar-se mais eficiente e a obter uma taxa de lucros mais alta. Poderá também ser uma ferramenta preciosa para a verificação do potencial de crescimento da empresa na alteração de cenários de operação e na adaptação a novos fatores de influência dos mercados.

Moloni
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