Blog do Moloni

Princípios de Gestão Comercial - Benchmarking

Atualizado a

Descubra o conceito de benchmarking e como algumas das suas técnicas de gestão podem influenciar de forma decisiva os resultados de uma empresa!

O que é?

O Benchmarking é um processo ou uma metodologia de recolha de informação relativamente à gestão de procedimentos para conduzir à melhoria em realização.

Como técnica de melhoria, o benchmarking pode ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico, ao serviço do cliente e sua satisfação, passando pelas operações.

Como começou?

O início da prática desta metodologia como medição de resultados e comparação à concorrência é atribuída à Xerox Corporation nos anos 70 e nos Estados Unidos, tendo ganho tração por uso posterior na Ford, na AT&T, Kodak, Motorola e Texas Instruments entre outras, nomes sonantes que podem ser apontados como exemplo de perseverança e excelentes performances empresariais.

Como Pode ser Utilizado?

O Benchmarking pode ser usado de uma forma genérica para identificação e análise das práticas empresariais de qualquer setor de atividade com posterior adaptação ao setor da empresa que faz a medição em concreto, ou de uma forma mais competitiva, realizado apenas entre as empresas de um determinado setor para análise e medição de processos, produtos ou serviços.

Vantagens e desvantagens do Benchmarking

O benchmarking tem como principais vantagens:

  • Maior conhecimento do mercado em que a empresa desenvolve a sua atividade;
  • Criar o critério de prioridade no planeamento;
  • Introdução do conceito de melhoria contínua;
  • Identificação facilitada de pontos fortes ou pontos de melhoria da empresa.

Como desvantagens, poderão ser apontadas:

  • Perda de identidade da empresa;
  • Dados distorcidos das empresas concorrentes.

Ferramentas de Benchmarking

Prova de que o benchmarking é mais do que uma moda de gestão são as ferramentas que os gestores têm visto progressivamente serem disponibilizadas para a realização destes processos de medição.

Destacamos destas ferramentas os Quadros Setoriais do Banco de Portugal, que podem ser acedidos aqui e ferramentas de análise digital como a Alexa, que poderá ser acedida aqui

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!