Blog do Moloni

Estas são as 4 vantagens da cloud para o seu negócio

Atualizado a

Descubra como, num contexto de pandemia, a cloud pode ser a solução ideal para facilitar o trabalho e uma gestão eficaz do seu negócio.

As 4 vantagens da cloud para o seu negócio

Com a pandemia, as metodologias de trabalho foram alteradas. O trabalho remoto adquiriu uma nova importância e o e-commerce assumiu-se como uma tendência em crescimento. 

Os meios online foram assim decisivos para que muitos negócios continuassem a sua atividade. Por outro lado, com muitas empresas em teletrabalho, o acesso e partilha de informação passou também a ser feita de outra forma. 

E é neste que contexto que a cloud surge como a solução ideal para facilitar o trabalho e a gestão de projetos à distância. Colaboradores em diferentes pontos geográficos conseguem agora partilhar documentos entre si e aceder em tempo real a um enorme conjunto de dados.

O que é a cloud?

Cloud computing, conhecido em português como computação em nuvem, é um conceito que permite o uso de dados, ficheiros ou software de forma totalmente online. O acesso a estes recursos pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora

Por isso, se diz que a informação está na cloud, ou na nuvem. Disco rígidos, pen drives ou outros tipos de hardware deixam de ser necessários para garantir o seu armazenamento. 

Um conjunto de servidores remotos ligados entre si garantem que ela está sempre acessível em qualquer dispositivo informático. Desta forma, uma ligação à internet é o único requisito.

O mesmo se verifica com um software que funciona na cloud. Aqui, o conceito de instalação passa a ser obsoleto e o software está sempre disponível e atualizado

Exemplo disso é o Moloni - para o seu uso basta uma ligação à internet, estando depois apto para usar todas as funcionalidades. Seja através do computador, smartphone ou tablet, dados como documentos, artigos ou clientes podem ser consultados a qualquer altura.

Vantagens da cloud para o seu negócio

A cloud computing traz inúmeras vantagens para o seu negócio, garantindo uma gestão de informação mais rápida e eficaz:

Disponibilidade

É possível aceder à informação a qualquer altura facilitando a partilha de informação, ficheiros, documentos entre os membros da sua equipa. Um exemplo disso é o Google Drive. Um documento pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo, tendo ao dispor ferramentas que possibilitam a sua edição em simultâneo.

Segurança

Com o cloud computing, acabaram-se as preocupações sobre determinado computador deixar de funcionar. A informação está sempre disponível de forma online, sendo que muitos serviços de cloud permitem ainda fazer backups. Como os dados não estão guardados numa máquina específica, basta efetuar um login a partir de qualquer dispositivo.

Custos

O uso da cloud é um fator decisivo para uma redução dos custos na sua empresa. Com a informação armazenada na nuvem, não precisa de investir em equipamento capaz de guardar um grande volume de dados. Por outro lado, também a compatibilidade entre dispositivos deixa de ser um problema. 

Atualizações automáticas

Ao usar um serviço em cloud computing, as atualizações são sempre automáticas. O Moloni, é um software que funciona na cloud e, por isso, é sempre garantido que está a usar a versão mais recente do seu programa de faturação.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!