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5 questões sobre como mudar de software de faturação

Atualizado a

Mudar de software de faturação não tem de ser um pesadelo!
Esclarecemos todas as dúvidas para começar a faturar sem complicações.

Quer mudar de software de faturação e não sabe por onde começar?
Esclarecemos 5 pontos aos quais deve ter em atenção antes de migrar os dados.

1. Sou obrigado a escolher um software específico?

Não. Qualquer empresa é livre de escolher o software de faturação que melhor se adequa ao seu negócio. Deve garantir que opta por um software certificado pela Autoridade Tributária, que permita a comunicação dos seus documentos de faturação, e cujas funcionalidades se adaptam às suas necessidades.

2. Só posso utilizar um software de faturação?

Pode utilizar mais do que um software para emitir documentos e submeter mais do que um ficheiro SAF-T PT no portal e-fatura, mesmo que originados por softwares distintos. Assegure no entanto que não está a duplicar documentos de faturação, e que submete um ficheiro SAF-T de cada vez.

3. Tenho que esperar pelo final do mês ou ano fiscal para mudar de software de faturação?

Não. Pode mudar a qualquer momento de software de faturação e não tem que notificar a Autoridade Tributária dessa alteração.
Deverá contudo criar séries de documentos diferentes das anteriormente utilizadas e iniciar a numeração a partir do número 1.

4. Ao mudar de software vou perder o acesso ao histórico de dados?

Não. Hoje é possível trocar de software sem perder o acesso ao histórico de informação vital do seu negócio. Os softwares permitem exportação e importação de dados em vários formatos como XLS, CSV ou até mesmo a partir de um ficheiro SAF-T PT.

Certifique-se que o software que pretende adquirir permite essa operação, poderá ser um fator decisivo na sua escolha.

Relativamente ao seu software atual, deverá confirmar se possui a funcionalidade de exportação de dados da informação que pretende migrar.

5. Devo escolher um software de faturação online?

Optar por um software online (cloud) irá trazer-lhe inúmeras vantagens.
O valor da subscrição é incomparavelmente mais baixo do que os softwares de instalação local, o que significa uma poupança exponencial para a sua empresa. 

Assim, deixa de ser necessário ter que adquirir equipamentos informáticos caros e pagar deslocações técnicas sempre que é necessário uma atualização ou manutenção do seu software. 

Por outro lado, toda a informação do seu negócio fica salvaguardada automaticamente com backups diários, evitando assim qualquer risco de perda de informação.

Finalmente, pode trabalhar onde e quando quiser, seja num computador, num tablet ou num smartphone, pode aceder à sua faturação a qualquer momento, e em qualquer sistema operativo.

O Moloni é a solução perfeita! É um software de faturação online que funciona através da cloud e está disponível a partir de 4€/ mês. Além disso, pode aceder a toda a informação do seu negócio em qualquer lugar.

Dicas finais sobre a mudança de software

Certifique-se que escolhe uma solução que lhe disponibiliza canais de apoio gratuitos e sem limitações de utilização.

Para além disso, é fundamental, planear antecipadamente a sua alteração de software por forma a que não cause impacto na sua rotina operacional.

Sempre que tenha dúvidas técnicas sobre o software aconselhe-se junto do prestador do serviço. Questões relacionadas com a contabilidade e gestão da sua empresa, tente esclarecê-las junto do serviço de contabilidade que dá suporte ao seu negócio.

No Moloni estamos à distância de um telefonema, e-mail ou chat.
Sem custos e sem quaisquer limitações! Saiba mais informação aqui.

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